Que o Coliseu Rondão de Almeida se passe a chamar Coliseu Joaquim Bastinhas




Campo Maior, 02/07/2019

 


A 08 de março de 1956, nascia em Elvas, aquele que viria a ser um grande toureiro, Joaquim Manuel Carvalho Tenório, herdando o nome de Joaquim Bastinhas no mundo tauromáquico.


Muito jovem, em 1969, apresentou-se como cavaleiro amador na Monumental do Campo Pequeno. Na década seguinte toureia sobretudo em Espanha e toma a sua prova de cavaleiro praticante a 9 de Setembro de 1979, na praça de toiros de Vila Viçosa. Em 1980 actua pela primeira vez na Praça de Touros de Las Ventas, em Madrid, onde já sobressaíam os seus pares de bandarilhas.


Em 15 de maio de 1983 Joaquim Bastinhas tomou a alternativa de cavaleiro tauromáquico na praça de touros de Évora, na tradicional corrida de concurso de ganadarias, tendo como padrinho José Mestre Baptista e como testemunha João Moura, lidando um touro da ganadaria de Branco Núncio (...)

                 Em 2013 recebeu a Medalha de Ouro do Concelho de Elvas.


Joaquim Bastinhas era apelidado de "toureiro do povo", este era o nome com que o povo o conhecia, pela sua popularidade, simpatia e humildade, era junto destes que Joaquim Bastinhas se realizava, enquanto profissional de toureio.

Joaquim Bastinhas, seus filhos e mulher. 

  Infelizmente a 31 de dezembro de 2018, Joaquim Bastinhas partiu, deixando todos quanto o admiravam numa eterna saudade. Foram milhares de pessoas que quiseram dizer o último adeus a Joaquim Bastinhas. O recinto em frente à igreja da Piedade em Elvas tornou-se pequeno para todos aqueles que se queriam despedir do maestro. 

Nestes últimos 6 meses, após a sua partida, têm sido inúmeras as homenagens que lhe tem pretado por todo o país, e até na nossa vizinha Espanha.
                                                           Campo Pequeno- Lisboa 


                       Évora também vai ser palco de uma Homenagem                    



O meu intuito com estas linhas no blogue, é apenas para dizer:
Impõe-se agora, a quem de direito que, preste a devida e merecida homenagem ao grande Toureiro, rebaptizando o Coliseu para :#Coliseu #Joaquim #Bastinhas

                                   Marcos Tenório Bastinhas continuará  seu legado.

Até Sempre Maestro.

Decorre uma petição para que o Coliseu seja rebaptizado com o nome de Joaquim Bastinhas. 

Link da petição, assine, partilhe! 


Fonte das imagens: maria mil homens; TouroeOuro; toureio.pt Hugo Calado; Pedro Batalha Fotografia e http://joaquimbastinhas.blogspot.com/2018/ 


Comentários