Capela dos Ossos- Campo Maior-Portugal
Quinta-feira, 20 de julho 2017
Capela dos Ossos em Campo Maior- Portugal
A capela dos Ossos de Campo Maior, no Alentejo, localiza-se na freguesia de Nossa Senhora da Expectação, na vila e concelho de Campo Maior, distrito de Portalegre, em Portugal. Localiza-se no Largo Doutor Regala nº6, adossada à bela Igreja Matriz de Campo Maior, é a segunda maior capela de ossos do país. Datada de 1766, a capela foi construída após a destruição da cidadela com uma explosão no paiol, tragédia onde pereceu mais de dois terços da população, em 1732.
Qual a história desta Capela e o motivo da sua construção?
Campo Maior, era ao tempo , uma praça forte e continha no seu castelo , 6000 arrobas de pólvora e 500 munições. No dia 16 de setembro de 1732, pelas três horas da manhã, desencadeia uma violenta trovoada.
Cai uma faísca , precisamente, no paiol, provocando explosão tal que destrói grande parte do Castelo, a primitiva Igreja de São João Baptista, de estilo manuelino (séc. XVI), 836 casas das 1076 existentes na altura ,atingindo também a Igreja Matriz. Cerca de de dois terços da população morreu com esta explosão.
Mais tarde procedeu-se à reconstrução da Vila e à recolha das ossadas com que se construiu a presente Capela. É de admitir que a sua construção tenha sido em memória de todos aqueles que morreram com a explosão. Cobrem as paredes laterais e tecto, ossos de cerca de 800 cadáveres humanos, tendo um ainda pele ressequida.
Fonte do texto: Livro, Igrejas e Capelas de Campo Maior
Autor : Padre Jorge Manuel Marques Matos
Myranda Maria
Comentários
Enviar um comentário