Crítica teatral- Encontrar o Sol



Quarta feira, 21 de Junho 2017


                            Crítica Teatral- Encontrar o Sol


N'a revista Expresso, edição 2311, publicada no dia 11de fevereiro 2017, na página 8, encontra-se um texto de João Carneiro, onde expõe por escrito um artigo crítico sobre a peça, Em plena luz/Encontrar o Sol de Edward Albee, com encenação de Ricardo Neves-Neves, onde se pode ler que esta peça esteve em cena no São Luiz Teatro Municipal. Ao analisarmos o texto verifica-se que não há referência às várias subcategorias que são imprescindíveis numa crítica teatral. O autor do texto limitou-se unicamente a descrever um pouco do enredo da peça e que esta contém 21 cenas. Fala-nos um pouco dos personagens e pouco mais adianta. Sabemos que uma peça de teatro contém muitas categorias, o que não se confirma aqui neste texto. Para se fazer uma boa crítica teatral teremos de ter em conta as componentes do espectáculo teatral que são 10, como: encenação, interpretação, cenografia, iluminação, sonoplastia, figurinos, texto, produção, caracterização e maquilhagem e por último o espetáculo. João Carneiro aborda sucintamente algo sobre o texto, e descreve muito resumidamente os personagens.
Ao comparar-mos a crítica que está na Visão 7 assinada por Gabriela Lourenço podemos dizer que nesta crítica já encontramos mais algumas das subcategorias que são fundamentais.

Crítica da Visão 7Encontrar o Sol

Confrontando esta crítica com a da Gabriela Lourenço intitulada encontrar o sol publicada na Visão 7 17702/2017 verifica-se que existe maior aprofundamento das subcategorias .

A função do crítico é acrescentar algo aos espetáculos de teatro e situar o espetáculo no espaço e no tempo, é de sua função por os espetáculos de teatro em causa, vendo significados para além dos mesmos. Em sumula, a função da crítica do teatro é a de traduzir imagens e conceitos presentes nos espetáculos e criar uma ligação destes com demarcadas questões universais relacionadas com a sociedade e o comportamento humano. A crítica da Visão 7é mais apelativa que a da revista do Expresso, este é um dos aspetos fundamentais para que uma crítica ser boa.


Myranda Maria 



Comentários