Fé e Cultura



 Terça feira, 30 de Maio

                                                     Fé e Cultura 


Maio é o mês que começa a primavera e com ela as flores despontam como se adormecidas estivessem ou escondidas com medo da chuva. Os campos ficam esverdeados com papoilas e trigo como se de uma pintura se tratasse. As esplanadas começam a ganhar vida com os seus clientes, as crianças brincam ao ar livre depois de meses hibernados num computador ou tablet. Tudo toma mais vida, a disposição a alegria, o sol ....mas Maio, é por excelência o mês das mães, e de Maria, Nsra de Fátima. 

As pessoas precisam se "alimentar" espiritualmente, por tal, adoptaram a peregrinação como forma de culto religioso e cada peregrino vive-o de forma especial levando consigo um destino na sua mente e um propósito no seu coração. As peregrinações a Fátima é um dos universos que abarca várias facetas, religiosas, turísticas, místicas, assim como físicas, esta ultima bem dura, vivi na primeira pessoa tal experiência. Mas a fé dá-nos alento para seguirmos até ao santuário com o tal propósito. Apesar das bolhas enormes, da alergia ao alcatrão, da chuva, do calor, não há forma de desistir, o foco está cada vez mais perto à medida que os kilometros vão ficando para trás. A chegada ao santuário dá-nos a sensação de dever cumprido; a paz que ali se vive é inexplicável. Ali, fica-se com uma maior abertura e entendimento espiritual desencadeado pelo tempo de introspecção. 

Não poderia deixar de falar de um evento religioso que este ano ganhou muito mais mediatização com a visita do Papa Francisco. Fátima, lugar de culto religioso não tinha espaço este ano para albergar os milhões de pessoas oriundas de todo o mundo que este ano faziam questão de ver o Papa.
O Papa Francisco, veio  "revolucionar " a igreja católica com as suas mensagens de esperança a todos aqueles que já a haviam perdido no meio de tanta tragédia.

Uns acreditam outros nem por isso, mas independentemente da crença de cada um, a presença do Papa Francisco com tudo o que ele tem significado através de actos para com a humanidade sem diferenciar raças, classes sociais e poder, torna-se quase natural e instintivo o sentimento que nos abraça quase sem pedir licença de um momento de introspecção, amor, paixão, respeito e perdão.Bem vindo Papa Francisco e que nos ajude a procurar o caminho da felicidade, da paz e do amor ao
próximo.




Isto é maravilhoso, o Papa quebra protocolo, momento único, mandou parar o carro e beijou uma criança ! Este é o Papa do povo, sem vestes douradas e os sapatos vermelhos, transmitindo muita felicidade, deixando assim a sua marca.

Habemus Papam Sursum Corda

Myranda Maria

Comentários