Industria Cultural e Cultura de Massas
Domingo, 22 de Maio de 2017
A passadeira Vermelha dos Globos de Ouro da SIC...e a Cultura.
Quando pensamos em cultura pensamos nos Globos de Ouro. Estes não são só por natureza uma passadeira vermelha onde desfilam os mais belos vestidos feitos pelos melhores estilistas portugueses.
Os Globos de Ouro da SIC em parceria com a Caras, homenageiam desta forma o que melhor se faz em Portugal a nível da arte de representar seja ela na televisão ou no teatro, assim como também na musica, e outras categorias.
A pequena grande actriz Beatriz Frazão, ( novela, Amor Maior ), estava nomeada para o prémio revelação 2017, levou vantagem aos seus colegas também nomeados, surpreendendo assim desta forma tudo e todos, quando o seu nome foi proclamado como vencedora desta categoria.
Uma noite de grandes emoções não poderia deixar de salientar as categorias de melhor actor e actriz do nosso teatro Português. E os justos vencedores para esta arte/cultura. O teatro desperta o interesse pelo conhecimento, ele é fundamental na formação cultural dos povos. Uma vez que nos apresenta a cultura e toda a forma de pensar envolvendo-nos assim numa em determinadas épocas e contextos sociais, o Teatro também nos faz rir e chorar, pois este é considerado uma das expressões artísticas mais fortes de qualquer povo.
E, eis que chega o momento tão aguardado, quem iria vencer o prémio? Estavam quatro nomeadas na mesma categoria: Isabel Abreu, Beatriz Batarda ( na peça, as criadas ) , Luísa Cruz e Rita Cabaço ( ambas na peça, Música) .
"Pelo desempenho (na peça, Um Diário de Preces ) , construído a partir de um texto da autora americana Flannery O´Connor e com encenação de Miguel Loureiro . A actriz interpreta os textos da escritora através de conversas com Deus, numa tentativa de compreender o mundo."
Parabéns Isabel Abreu, na categoria de melhor actriz ( na peça, Um Diário de Preces.)
Isabel, natural de Arronches, no Alentejo, nascida a 3 de Março de 1978, estreou-se à 20 anos com a peça Zero Horas Integrais, contando assim com um vastíssimo currículo na área da representação.
Também está de parabéns na categoria melhor actor de teatro o vencedor da noite João Perry, ( na peça, o Pai ). Estavam também nomeados João Pedro Mamede ( na peça, Jardim Zoológico de Vidro ) , Pedro Almendra ( na peça, Os Ultimos dias da Humanidade ) , Rubém Gomes ( na peça, O Rio ). O seu desempenho na peça valeu-lhe o terceiro Globo de Ouro na sua carreira. O actor de 76 anos contém uma vasta vida dedicado à representação assim como também como escritor .
Opinião
Os Globos de Ouro são uma forma de mostrar à população, comunidade, que a arte está viva, não morreu, e que temos excelentes actores que são a prova viva disso, e que continuam a trabalhar para nos enriquecer cada vez mais .
Termino os Globos de Ouro com uma grande frase de Charlie Chaplin
" A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, ria, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos "
Myranda Maria
Comentários
Enviar um comentário